‘TCHAU
PIOLHO’
1 - IDENTIFICAÇÃO
Emeief:
Patrimônio Altoé
Município:
Jaguaré
Modalidade:
educação infantil
Turma:
4 e 5 anos
Professoras:
Ruth Vailati Fidêncio Arariba
Valécia Saiter Calente
Macárdila Sartório
Casagrande
Duração:
2 semanas
Período:
03/09 a 14/09/2012
2 - TEMA: TCHAU PIOLHO
3 - JUSTIFICATIVA
A
escolha deste projeto surgiu após reunião com os pais, devido observação dos
mesmos, quanto à presença do inseto em grande número de crianças da educação
infantil. Observando a necessidade com relação às orientações de como cuidar do
próprio corpo especialmente do cabelo. Também se entende que nesta faixa etária
é importante aprenderem a valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde
vivem. Percebendo esta necessidade e por ser um conteúdo que deve fazer parte
do dia a dia dos mesmos, neste projeto serão desenvolvidas atividades que deem
noções de higiene voltadas ao cuidado direcionado ao cabelo e também do uso de
determinados objetos que são de uso individual como: pentes, bonés, tiaras,
entre outros.
Segundo
os parâmetros curriculares nacionais (1998, p.38):
[...]
o conhecimento sobre o corpo humano para o aluno deve estar associado a um
melhor conhecimento do seu próprio corpo, por ser seu e por ser único, e com o
qual ele tem uma intimidade e uma percepção subjetiva que ninguém mais pode
ter. Essa visão favorece o desenvolvimento de atitudes de respeito e de apreço
pelo próprio corpo e pelas diferenças individuais.
É
importante, além dos cuidados com o cabelo, que o aluno tenha consciência de
que seus cuidados pessoais nesse sentido favorecem os demais colegas, pois
quando o mesmo não tem essas noções acarretam problemas que vão interferir no
seu desenvolvimento e no dos colegas.
4 - OBJETIVO GERAL
Promover
o cuidado diário com o próprio corpo.
5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Compreender a importância da higiene pessoal
como meio de manter a saúde;
·
Compreender os perigos que os piolhos e
lêndeas representam à saúde;
·
Tomar consciência das atitudes que deverão
ter para manter a higiene pessoal.
6 - SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
1º
dia
·
Vídeo: piolho;
·
Música: xô piolho;
·
Tentativa de escrita do nome piolho no chão
com giz;
·
Desenho do piolho com tinta guache;
2°
dia
·
História em DVD: o piolho na careca do vovô;
·
Conversação sobre os cuidados com o cabelo
para tratar do o piolho e garantir uma vida saudável;
·
Cartaz com produtos de higiene dos cabelos;
·
Atividade de registro da letra inicial, final
e da quantidade de letras do nome de cada produtos de higiene do cabelo;
3°
dia
·
Música “piolho”;
·
Cantar;
·
Escrita da música no crafit;
·
Completar a cruzadinha do piolho;
4°
dia
·
História em livro: “o piolho”
·
Reflexão da história;
·
Atividade de identificar as formas de
aquisição do piolho;
5°
dia
•
História em slides: o zé do boné;
•
Desenvolvimento de uma receita caseira de
combate aos piolhos com a participação das mães de alunos neste momento;
•
Escrita da receita;
6°
dia
•
Confecção da capa do livro ‘Tchau Piolho’:
com colagem das letras que formam o nome piolho.
7
- AVALIAÇÃO
A
avaliação ocorrerá de forma diagnóstica, qualitativa e contínua por meio de
observações e participação do aluno nos trabalhos, considerando os
conhecimentos prévios dos mesmos, o objetivo geral e os objetivos específicos
deste projeto, buscando identificar as dificuldades e os avanços apresentados
no processo de ensino-aprendizagem, procurando adequar os procedimentos de
acordo com os interesses e as necessidades das crianças.
8 - RECURSOS
Música
Cola
Crafit
Pincel
atômico
Produtos
de higiene pessoal
Vídeo
Chamex
Lápis
de cor
Giz
branco
Canetinhas
Internet
DVD
Histórias
Televisão
9 - REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário