Projeto
‘CORES
E
FORMAS’
1 -
IDENTIFICAÇÃO
EMEIEF: Patrimônio Altoé
MUNICÍPIO: Jaguaré
MODALIDADE: Educação Infantil
TURMA: 4 e 5 anos
PROFESSORAS: Ruth Vailati Fidêncio Arariba
Valécia Saiter
Calente
DURAÇÃO: 1 semana
2 -
TEMA: CORES E FORMAS
3 - JUSTIFICATIVA
Dado a necessidade observada em sala de aula, de
que determinadas crianças das turmas da educação infantil com idades entre 4 e
5 anos ainda não reconhecem cores e que necessitam melhor aperfeiçoamento de
seus desenhos. Tratando-se de formas de desenhos como casas, carros,
brinquedos, entre outros, ainda possuem dificuldade em compreender como são
suas formas, surgiu à ideia de desenvolver tal projeto.
Assim surgiu a ideia deste projeto, onde as
crianças possam conhecer as cores primárias e as formas geométricas mais
simples como triângulo, quadrado e círculo, que estão presentes em todos os
ambientes em que vivem. Na fase de 0 a 5 anos é importante propiciar à criança
a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem
o universo das cores e formas, possibilitando a criança a identifica-la e
reconhece-las em seu dia a dia.
4 - OBJETIVO
GERAL
Ø Reconhecer
a presença de cores e formas no mundo.
5 -
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Identificar
cores e formas geométricas;
Ø Nomear
cores e formas;
Ø Compreender
como se originam as novas cores;
Ø Perceber
a formas geométricas que os cercam no dia a dia;
Ø Saber
identificar nos objetos, brinquedos, cotidianamente as formas geométricas.
6 -
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
1º dia
v Apresentação
do projeto aos alunos;
v Música:
arco íris (Xuxa);
v Roda
de conversa sobre as cores e formas geométricas que conhecem;
v Experiência
que dá origem as novas cores;
v Escrita,
no crafit de, de relatório coletivo sobre as descobertas da formação das cores;
v Apresentação
das formas geométricas simples e;
v Brincadeira
com dado das cores.
2° dia
v História:
Bom dia todas as cores;
v Reapresentação
da cor vermelha e da forma geométrica do triângulo;
v Roda
de conversa sobre onde observamos no dia a dia a cor vermelha e a forma
geométrica do triângulo;
v Montar
desenhos utilizando triângulos vermelhos já recortados.
3° dia
v Reapresentação
da cor amarela e da forma geométrica do círculo;
v Listagem
de objetos/coisas que no dia a dia são circular e ao mesmo tempo amarelo;
v Preenchimento
de um círculo com bolinhas de papel crepom amarela
v DVD:
a Moda amarela.
4° dia
v História:
a turma da Mônica e as cores;
v Reapresentação
da cor azul e da forma geométrica do quadrado;
v Identificar
objetos quadrado dentro da sala e observar fora da sala onde existe a cor azul;
v Atividade
de cobrir um quadrado com lã azul.
5° dia
v Confecção
de dominó utilizando as cores primárias e as formas geométricas estudadas;
v Escrita
no crafit das regras do jogo do dominó;
v Trabalho
de grupo para montagem de um palhaço com as cores e as formas geométricas
trabalhadas ao longo da semana;
v Brincadeira
do elefante colorido.
7
- AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de
forma diagnóstica, qualitativa e contínua por meio de observações e
participação do aluno nos trabalhos, considerando os conhecimentos prévios dos
mesmos buscando identificar as dificuldades e os avanços apresentados no
processo de ensino-aprendizagem, procurando adequar os procedimentos de acordo
com os interesses e as necessidades das crianças.
8 -
RECURSOS
CD
Cola
Crafit
Pincel atômico
Chamex
Lápis de cor
Canetinhas
Internet
Cartolina
Lã
Papel crepom
9 –
REFERÊNCIAS
Panizza, Mabel. Ensinar
Matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas-
Porto Alegre: Artmed;
Antunes, Celso. Guia para
estimulação do cérebro infantil: do nascimento aos 3 anos- Rio de Janeiro:
Vozes, 2009;
Reis, Silvia Marina Guedes
dos. A matemática no cotidiano infantil - São Paulo: Papirus, 2006;
Kamii, Constance.
Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget- São Paulo: Papirus,
1985.
gostei bastante de suas informações. Gratíssima!
ResponderExcluir