terça-feira, 23 de outubro de 2012

Uma maneira lúdica e gostosa de conhecer cores primárias e formas geométricas




Projeto
‘CORES
E
FORMAS’



1 - IDENTIFICAÇÃO
EMEIEF: Patrimônio Altoé
MUNICÍPIO: Jaguaré
MODALIDADE: Educação Infantil
TURMA: 4 e 5 anos
PROFESSORAS: Ruth Vailati Fidêncio Arariba
                            Valécia Saiter Calente
DURAÇÃO: 1 semana


2 - TEMA: CORES E FORMAS


 3 - JUSTIFICATIVA
Dado a necessidade observada em sala de aula, de que determinadas crianças das turmas da educação infantil com idades entre 4 e 5 anos ainda não reconhecem cores e que necessitam melhor aperfeiçoamento de seus desenhos. Tratando-se de formas de desenhos como casas, carros, brinquedos, entre outros, ainda possuem dificuldade em compreender como são suas formas, surgiu à ideia de desenvolver tal projeto.
Assim surgiu a ideia deste projeto, onde as crianças possam conhecer as cores primárias e as formas geométricas mais simples como triângulo, quadrado e círculo, que estão presentes em todos os ambientes em que vivem. Na fase de 0 a 5 anos é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança a identifica-la e reconhece-las em seu dia a dia.


 4 - OBJETIVO GERAL
Ø  Reconhecer a presença de cores e formas no mundo.


5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Identificar cores e formas geométricas;
Ø  Nomear cores e formas;
Ø  Compreender como se originam as novas cores;
Ø  Perceber a formas geométricas que os cercam no dia a dia;
Ø  Saber identificar nos objetos, brinquedos, cotidianamente as formas geométricas.


6 - SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
1º dia
v  Apresentação do projeto aos alunos;
v  Música: arco íris (Xuxa);
v  Roda de conversa sobre as cores e formas geométricas que conhecem;
v  Experiência que dá origem as novas cores;
v  Escrita, no crafit de, de relatório coletivo sobre as descobertas da formação das cores;
v  Apresentação das formas geométricas simples e;
v  Brincadeira com dado das cores.
2° dia 
v  História: Bom dia todas as cores;
v  Reapresentação da cor vermelha e da forma geométrica do triângulo;
v  Roda de conversa sobre onde observamos no dia a dia a cor vermelha e a forma geométrica do triângulo;
v  Montar desenhos utilizando triângulos vermelhos já recortados.
3° dia
v  Reapresentação da cor amarela e da forma geométrica do círculo;
v  Listagem de objetos/coisas que no dia a dia são circular e ao mesmo tempo amarelo;
v  Preenchimento de um círculo com bolinhas de papel crepom amarela
v  DVD: a Moda amarela.
4° dia
v  História: a turma da Mônica e as cores;
v  Reapresentação da cor azul e da forma geométrica do quadrado;
v  Identificar objetos quadrado dentro da sala e observar fora da sala onde existe a cor azul;
v  Atividade de cobrir um quadrado com lã azul.
5° dia
v  Confecção de dominó utilizando as cores primárias e as formas geométricas estudadas;
v  Escrita no crafit das regras do jogo do dominó;
v  Trabalho de grupo para montagem de um palhaço com as cores e as formas geométricas trabalhadas ao longo da semana;
v  Brincadeira do elefante colorido.


7 - AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de forma diagnóstica, qualitativa e contínua por meio de observações e participação do aluno nos trabalhos, considerando os conhecimentos prévios dos mesmos buscando identificar as dificuldades e os avanços apresentados no processo de ensino-aprendizagem, procurando adequar os procedimentos de acordo com os interesses e as necessidades das crianças.


8 - RECURSOS
CD
Cola
Crafit
Pincel atômico
Chamex
Lápis de cor
Canetinhas
Internet
Cartolina
Papel crepom


9 – REFERÊNCIAS
Panizza, Mabel. Ensinar Matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas- Porto Alegre: Artmed;
Antunes, Celso. Guia para estimulação do cérebro infantil: do nascimento aos 3 anos- Rio de Janeiro: Vozes, 2009;
Reis, Silvia Marina Guedes dos. A matemática no cotidiano infantil - São Paulo: Papirus, 2006;
Kamii, Constance. Reinventando a aritmética: implicações da teoria de Piaget- São Paulo: Papirus, 1985.

Um comentário: